Faça o download da versão atualizada do MANUAL DO ALUNO aqui.
Caro aluno,
Durante o curso de Mestrado ou de Doutorado o aluno deverá realizar disciplinas com frequência e conceito até integralizar os créditos necessários exigidos pelo Programa, e desenvolver seu projeto de pesquisa.
O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento de todas as exigências do curso, incluindo a defesa e aprovação de sua dissertação ou tese.
Neste documento você encontrará orientação para as principais ações/rotinas referentes à pós-graduação na FMUSP.
Sugerimos fortemente que você também se inteire a respeito das normas da USP o que pode ser feito acessando os links sugeridos no item 18, principalmente o que refere ao Regimento da Pós-Graduação
http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-7493-de-27-de-marco-de-2018
- ACESSO AO SISTEMA JANUS
O aluno deve acessar o site: www.sistemas.usp.br “clicar” em “primeiro acesso” para solicitar sua senha, a partir dia seguinte da confirmação de sua matrícula .A senha que dará acesso ao portal geral da USP (http://uspdigital.usp.br) será enviada para o e-mail do aluno. Com esta senha/acesso o aluno poderá verificar o deferimento de disciplinas, a ficha do aluno, os créditos, os prazos, etc. Terá acesso a todas as informações para acompanhar sua vida acadêmica.
Atenção: Usuário é o número USP
- EMISSÃO DO CARTÃO USP E DO CRACHÁ FMUSP
O aluno deverá acessar o Sistema Janus para solicitar seu CARTÃO USP, que dará acesso ao Campus da USP, às bibliotecas, restaurante e outras dependências da USP. O pedido do crachá que dará acesso à FMUSP e ao ICHC deverá ser feito através do site: https://autoatendimento.hc.fm.usp.br/
O aluno criar a conta e seguir as orientações.
- ENDEREÇO ELETRÔNICO: e-mail USP e @fm.usp.br
Para obter o e-mail@usp.br OBRIGATÓRIO acesse o site: https://id.usp.br/ e siga as instruções.
Para obter o e-mail @fm.usp.br opcional o aluno deverá acessar o site:
https://intranet.fm.usp.br/autoatendimento/ ATENÇÃO: O email @fm.usp.br somente ficará ativado
durante o curso e será automaticamente desabilitado ao depositar tese/dissertação.
- VPN – VIRTUAL PRIVATE NETWORK (REDE PRIVATIVA VIRTUAL)
Essa rede é necessária para o acesso remoto às aplicações restritas à rede da USP, tais como:
– acesso aos artigos e periódicos das bibliotecas da USP
– acesso à administração dos sites hospedados na rede USP
– a senha que é utilizada para conectar a VPN USPnet com o aplicativo AnyConnect é a mesma do portal
http://uspdigital.usp.br (item 1).
Para se cadastrar acesse o site: http://www2.fm.usp.br/biblioteca/ clique no link VPN e siga as instruções.
- BILHETE ESCOLAR E OUTROS SERVIÇOS NA USP
CARE (Centro USP de Acolhimento e Referência para Estudantes):
Rua do Anfiteatro, 295 – Cidade Universitária/Butantã, São Paulo/SP
Horário de atendimento: das 8h30 às 17h30
Email: spe.prip@usp.br
Transporte
Outros: https://www5.usp.br/categorias-s/comunidade-usp/
BILHETE ÚNICO SPTRANS
Formulátrio Bilhete Único SPTrans ou acesse o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_DBCofwH9fK6AcjX0JvgkGFn06q9TTSOEz8DQRRCVUG6kVQ/viewform
TRAJETO CIRCULARES USP
Informações sobre os circulares da USP: Ônibus USP – PUSP-CB ou acesse o link https://puspcb.usp.br/destaques/onibus-busp/
- MATRÍCULA SEMESTRAL OBRIGATÓRIA (DISCIPLINAS OU DE ACOMPANHAMENTO);
O aluno deverá realizar a matrícula semestralmente, através do sistema Janus (www.sistemas.usp.br) nos períodos regimentais.
As datas estão disponíveis no site da Pós-graduação da FMUSP e no Calendário do Janus. Além disso, o aluno também é informado através de e-mail pelo próprio sistema da pós-graduação (Janus).
IMPORTANTE: O aluno deve realizar matrícula semestralmente mesmo que já tenha integralizado todos os créditos em disciplinas exigidos pelo Programa. A não realização da matrícula por dois semestres consecutivos implicará no desligamento automático por via eletrônica do aluno (do Programa e Sistema Janus).
ATENÇÃO: Se o aluno for reprovado duas vezes na mesma disciplina ou se for reprovado em três disciplinas distintas será desligado automaticamente por via eletrônica (do Programa e Sistema Janus).
Para que não ocorra o desligamento automático é ESSENCIAL que o aluno observe atentamente as datas constantes do calendário, que são: inscrição, retificação e cancelamento de matrícula em disciplinas.
- PROJETO DE PESQUISA;
Deverá seguir os critérios estabelecidos no Regulamento do Programa no qual está matriculado. O projeto de pesquisa poderá ser exigido desde a matrícula até no máximo na data da inscrição do Exame de Qualificação.
Ressaltamos que para inscrição no Exame de Qualificação o projeto deverá estar aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa apropriado (CAPPesq, CEP/FMUSP, CEAU/FMUSP, Comitê Ética/HU ou outros aprovados pela CCP).
- APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS EM DISCIPLINAS / CRÉDITOS ESPECIAIS
O aluno que tenha cursado anteriormente ao ingresso e matrícula no Programa de Pós-Graduação disciplinas como ALUNO ESPECIAL NA USP poderá solicitar aproveitamento dos créditos obtidos nos últimos 36 meses.
Disciplinas cursadas fora da USP em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES poderão ser aceitas para contagem de créditos, até o limite de um terço do valor mínimo de créditos exigidos pelo Programa, mediante solicitação do aluno e aprovação da CCP.
Outras normas de aproveitamento constam no Regulamento de cada Programa.
- EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Exame de Qualificação é obrigatório para o aluno de pós-graduação e deve ser realizado de acordo com o Regimento da Pós-graduação em até 50% do prazo regimental do curso. Não existe prorrogação de prazo.
O aluno deve consultar sua ficha do aluno no Sistema Janus para verificar o número de créditos em disciplinas
necessários para inscrição/realização do Exame de Qualificação.
Ocorrerá o desligamento automático por via eletrônica (do Programa e Sistema Janus) se o aluno:
– Não se inscrever no prazo previsto.
– Não comparecer ao Exame de Qualificação.
-For reprovado por duas vezes no Exame de Qualificação.
Observe que no caso da primeira reprovação o aluno poderá se submeter mais uma vez ao Exame de Qualificação.
ATENÇÃO: o prazo/data constará na ficha do aluno.
- BOLSISTA CAPES/FAPESP/CNPQ
São concedidas bolsas aos alunos de pós-graduação pela CAPES de acordo com a legislação vigente. Todavia, é muito importante que aluno tome ciência que a não conclusão do curso acarretará a obrigatoriedade de devolução integral dos valores recebidos, acrescidos de correção.
Aos alunos contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES é obrigatório a participação no PAE Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.
Cada agência de fomento possui regras próprias para concessão de bolsas. Essas informações devem ser obtidas na Secretaria do Programa ou nos sites específicos das agências.
- PAE – PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas:
Preparação Pedagógica: A etapa de preparação pedagógica assume diferentes características de acordo com a Unidade de Ensino que a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:
– Disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior.
– Conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior; núcleo de atividades envolvendo preparo de material didático, discussões de currículo, de ementas de disciplinas e de planejamento de cursos, coordenadas por professores.
– Estágio Supervisionado em Docência: Estágio realizado especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso.
Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtiverem aproveitamento satisfatório terão direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.
O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento exige a realização de estágio.
- TRANCAMENTO OU PRORROGAÇÃO
O aluno poderá solicitar trancamento de matrícula por um prazo não superior a 12 meses após justificativa e anuência do orientador e da CCP/Programa, que enviará a documentação pertinente à CPG.
A motivação prevista para essa solicitação é referente a problemas de saúde (doença do aluno ou de seus familiares). Outras circunstâncias serão objetos de análise e deliberação pela CCP/Programa, que enviará a
documentação pertinente à CPG.
OBSERVE que não é concedido trancamento de matrícula durante a vigência de prorrogação de prazo.
A Prorrogação de Prazo poderá ser concedida ao aluno mediante a apresentação de requerimento firmado pelo mesmo e com parecer circunstanciado do orientador dirigido à CCP, acompanhado de justificativa da
solicitação, relatório referente ao estágio atual da Dissertação ou Tese e cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período. A manifestação da CCP deverá ser submetida à deliberação da CPG
O prazo máximo para prorrogação consta no Regulamento do Programa.
- DEPÓSITO DE DISSERTAÇÕES OU TESES
O prazo limite para o depósito da Dissertação ou Tese consta na ficha do aluno. No ato do depósito da
dissertação ou tese no SISTEMA JANUS o aluno deverá apresentar também:
– carta de ciência do orientador;
– carta de depósito informando, com ciência da CCP, se o trabalho refere-se ou não a compilação de artigos;
– comprovação de submissão e/ou publicação do artigo conforme prevê o Regulamento do Programa.
– Declaração de verificação de similaridade e plágio Ressaltamos que para elaboração da FICHA CATALOGRÁFICA, é obrigatório que o aluno entre em contato com a Biblioteca da FMUSP (http://www.fm.usp.br/biblioteca/portal/): 3061-7266 ou atendimento.biblioteca@fm.usp.br
Para normalizar/padronizar seu material, consulte o Guia de Apresentação de dissertações, teses e monografias da FMUSP (http://www.youblisher.com/p/543525-Guia-de-apresentacao-de-Teses-Dissertac-ese-Monografias/)
- SUGESTÃO DA COMISSÃO JULGADORA
A sugestão do orientador para composição da Comissão Julgadora deverá ser inserida no sistema Janus no ato do deposito digital ou encaminhada à Secretaria do Programa em no máximo até 10 dias após a inserção do depósito digital. A sugestão deverá ter sido aprovada na CCP e encaminhada para deliberação da CPG.
- RESERVA DE ANFITEATROS
A secretária do Programa deverá em contato com a Secretaria da Pós-Graduação (CPG/FMUSP) para verificar
a disponibilidade de datas de Anfiteatros após a disponibilização da Banca escolhida no Sistema Janus. Nos casos em que o agendamento estiver sob a responsabilidade da CPG a secretária do Programa receberá a informação de quando será a Defesa e local de acordo com o Roteiro de Agendamento.
ATENÇÃO: a reserva de data deverá ser feita com no mínimo 30 dias de antecedência da DEFESA, A CPG/FM disponibiliza o Anfiteatro da Farmacologia (3º andar da FMUSP) para defesas no período da manhã/tarde.
- JULGAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES
A defesa pública da Dissertação ou Tese deverá ocorrer em até 105 dias a partir da primeira designação da Banca.
Após exposição de no máximo 60 minutos pelo aluno será realizada a arguição pelos membros da Banca que não deverá exceder o prazo de três horas para o Mestrado e cinco horas para Doutorado.
- EMISSÃO DE DOCUMENTOS APÓS CONCLUSÃO DO CURSO
Após a entrega da Ata de Defesa da DISSERTAÇÃO/TESE terá inicio o processo para homologação da Defesa pela CPG e posterior emissão do Diploma.
O processo leva em média 90 dias para ser concluído. A informação sobre a liberação do Diploma é disponibilizada no link
http://www2.fm.usp.br/posgrad/mostrahp.php?origem=posgrad&xcod=Diplomas%20Prontos&dequem=Senso%20Estrito
- SITES/LINKS IMPORTANTES
http://www2.fm.usp.br/posgrad/
http://www.prpg.usp.br
www.prpg.usp.br – edisciplinas (rodapé da página) – usuário: alunoprpg – senha: alunoprpg.
http://www.capes.gov.br/
http://www.fapesp.br/
http://cnpq.br/web/guest/pagina-inicial
ROTEIRO PARA QUALIFICAÇÃO
Este roteiro foi elaborado para facilitar o entendimento das normatizações necessárias, baseados na Resolução CoPGr-7690, de 05.06.2019 (Publicado no DOE Executivo I, Pág. 71 – 72, em 06/06/2019).
A leitura e o conhecimento das Resoluções são de responsabilidade dos alunos e dos orientadores do Programa.
PRAZO DE INSCRIÇÃO:
IMPORTANTE: A PERDA DA INSCRIÇÃO no PRAZO regimental implica no DESLIGAMENTO do aluno(a).
E não existe prorrogação de prazo para o Exame de Qualificação. Portanto, recomenda-se a inscrição antecipada, com pelo menos, 15 dias do prazo regimental, garantindo tempo hábil para lançamento dos dados no Sistema Janus, assim como eventuais correções documentais.
Acesse o Sistema Janus > Aluno regular > Ficha do Aluno
- Verifique na Ficha de Aluno o INÍCIO DA CONTAGEM DE PRAZO
MESTRADO: Deve se inscrever em no máximo até 14 meses após sua primeira matrícula no curso;
DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO: Deve se inscrever em no máximo até 24 meses após o início da contagem de prazo.
- Verifique na Ficha de Aluno se CUMPRIU O MÍNIMO DE CRÉDITOS EXIGIDOS:
MESTRADO: mínimo de 10 créditos
DOUTORADO: mínimo de 05 créditos
DOUTORADO DIRETO: mínimo de 15 créditos
CATEGORIA DOS MEMBROS DA BANCA
* O orientador e/ou co-orientador NÃO podem fazer parte da Comissão Julgadora de Exame de Qualificação. Apenas podem presidir a banca sem direito a voto.
- Membros do Programa: orientadores do Programa Ciências da Reabilitação e/ou docentes FMUSP responsáveis por disciplina no programa.
- Membros de fora da USP: membros doutores de outras Instituições de Ensino Superior (IES), não credenciados ao Programa Ciências da Reabilitação como orientadores e/ou responsáveis por disciplina. (Ex. UNIFESP, FMU, MACKENZIE e etc)
- Membros de fora do Programa: membros que não pertencem ao Programa Ciências da Reabilitação, mas que possuem vínculo com a USP;
Quem são os membros considerados com vínculo USP:
- docentes e doutores de outras Unidades da USP;
- profissionais de saúde de Unidades da USP (complexo HC e HU, por exemplo);
- IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo;
- IDPC – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia;
- IMT – Instituto de Medicina Tropical,
IMPORTANTE: TODOS DEVEM TER CADASTRO na USP:
Aluno deve verificar com a secretaria do programa por e-mail (pos-reab@usp.br) se o membro já possui cadastrado (enviando o nome completo, sem abreviações);
Caso precise de cadastrado: o aluno deverá acessar clicando no Formulário de Inscrição de Professor Visitante , ou diretamente pelo link: https://forms.gle/
COMPOSIÇÃO DOS MEMBROS DA BANCA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO
IMPORTANTE: NO MÁXIMO 1 MEMBRO DO PROGRAMA (1 titular e 1 suplente)
– TITULARES: 3 MEMBROS
– SUPLENTES: 2 MEMBROS
Baseada na situação necessária do Exame de Qualificação Mestrado/Doutorado/Doutorado Direto, é obrigatório atender uma das sugestões abaixo:
Sugestão 1
Titulares:
– 1 Membro do Programa
– 1 Membro de fora do Programa
– 1 Membro de fora da USP
Suplentes:
– 1 Membro do Programa
– 1 Membro de fora da USP
Sugestão 2
Titulares:
– 2 Membros de fora do Programa
– 1 Membro de fora da USP
Suplentes:
– 1 Membro de fora do Programa
– 1 Membro de fora da USP
Sugestão 3
Titulares:
– 2 Membros de fora da USP
– 1 Membro de fora do Programa
Suplentes:
– 1 Membro de fora do Programa
– 1 Membro de fora da USP
Sugestão 4
Titulares:
– 1 Membros do Programa
– 2 Membros de fora da USP
Suplentes:
– 1 Membro do Programa
– 1 Membro de fora da USP
IMPORTANTE:
a) não podem compor a banca: parentes até terceiro grau do aluno, orientador e dos demais membros.
b) podem compor a banca: orientador e co-orientador porém sem direito a voto, exclusivamente na condição de presidente. Desde que se manifeste na carta de encaminhamento da sugestão da Banca.
c) titulação dos membros da banca: no mínimo DOUTOR
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
IMPORTANTE: os documentos devem ser digitados e sem abreviações, enviado por e-mail ou entregues impressos na secretaria:
- Cópia da aprovação do comitê de ética (constando o nome do aluno como pesquisador) ou Cópia da aprovação do PROSPERO;
- Caso houver Professor Visitante, preencher o formulário de Cadastro de Professor Visitante, ou diretamente pelo link https://forms.gle/
HVwmrXEffLjqokUC7 - Composição da banca do exame de qualificação em formato WORD preenchida;
- Encaminhamento de composição de banca do exame de qualificação assinado pelo orientador.
PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Realizar o exame no máximo 90 dias após a data da inscrição.
IMPORTANTE: A NÃO REALIZAÇÃO DO EXAME no PRAZO regimental implica no DESLIGAMENTO do aluno.
O aluno deve verificar o PRAZO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME na Ficha do Aluno, no Sistema Janus, após a inscrição feita pela Secretaria do Programa.
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
O Exame de Qualificação deverá ser realizado de forma presencial ou híbrida, conforme o previsto nos Artigos 72, parágrafos 3º e Artigo 91, parágrafo 2º do Regimento de Pós-graduação da USP. CoPr/67/2022. Cabe ao presidente, que goza de fé pública, atestar a participação remota dos demais membros.
A Secretaria informará por e-mail que a composição da banca foi homologada pelo SPG/FMUSP, e o aluno deverá:
Comunicar por e-mail para a secretaria do programa, com antecedência mínima de 20 dias:
- quais os membros (presentes ou on-line) que irão participar da banca;
- data e período para o exame (manhã ou tarde);
- quantidade de pessoas presentes.
Obs. caso algum membro titular não possa participar deverá convocar o suplente, e o aluno deverá informar qual o membro titular que será substituído e qual o nome do suplente que assumirá.
Após a secretaria do programa, receber estas informações do aluno, solicitará na FMUSP a reserva de sala e os equipamentos necessários para o exame; e providenciará a confecção da ata e das declarações dos membros da banca;
A secretaria enviará para o e-mail do aluno e orientador a confirmação da reserva da sala e a documentação para a realização do exame e orientações.
IMPORTANTE: Para exames de qualificação com membros participantes de forma remota (online) o link para a web-conferência deverá ser providenciado pelo presidente da banca e enviado aos demais membros.
Obs. caso precise de reserva de estacionamento da FMUSP para aluno e membros da banca, deverá enviar para o e-mail da secretaria com antecedência de até 5 dias o formulário para reserva de estacionamento.
ETAPAS DA QUALIFICAÇÃO:
RELATÓRIO PARCIAL DA DISSERTAÇÃO/TESE:
- Deve conter: introdução, metodologia e resultados preliminares;
- Deve ser enviado em PDF aos membros da banca titulares e suplentes pelo aluno com antecedência mínima de 20 dias da data do exame;
- Deve ser juntado ao relatório parcial uma carta informativa contendo: membros titulares e suplentes, data, horário e a forma que será realizado o exame.
APRESENTAÇÃO DA AULA, ARGUIÇÃO E AVALIAÇÃO:
a) Tempo de Aula:
– MESTRADO: duração mínima de 20 minutos e máxima de 30 minutos.
– DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO: duração máxima de 30 minutos.
b) Arguição pela Banca Examinadora:
– MESTRADO: cada membro terá no máximo 30 minutos de arguição, com igual tempo de resposta par o estudante.
– DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO: cada membro terá no máximo 30 minutos de arguição, com igual tempo de resposta par o estudante.
ENTREGA DA ATA DO EXAME:
a ATA ORIGINAL deve ser entregue na Secretaria do Programa pelo presidente da Banca ou Orientador (datada, preenchida e devidamente assinada) sem rasuras, no mesmo dia ou no dia útil seguinte;
Atenção: O aluno não poderá ter acesso à ata após a ocorrência do exame, a guarda e entrega da ata é de responsabilidade do presidente da banca ou orientador.
REPROVAÇÃO
Poderá se inscrever apenas mais uma vez, no prazo de 60 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de ATÉ 90 DIAS, após a segunda inscrição. Se houver nova reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá apenas certificado das disciplinas cursada.
Formulários
Carta Informativa – Qualificação
Encaminhamento de sugestão de banca de qualificação
Composição da banca de qualificação
ROTEIRO PARA DEPÓSITO
Este roteiro foi elaborado para facilitar o entendimento das normatizações necessárias, baseados no Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (Resolução Nº 7493, de 27 de março de 2018), no Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ciências da Reabilitação da FMUSP (Resolução CoPGr Nº 8301 de 22 de agosto de 2022.) e nas Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte IV (Vancouver)
A leitura e o conhecimento das Resoluções são de responsabilidade dos alunos e dos orientadores do Programa.
FORMATO
1. TRADICIONAL:
utilizar as Diretrizes USP (Parte IV – Vancouver) e também no site da Biblioteca da Faculdade de Medicina (http://www.fm.usp.br/biblioteca/portal/), em espaço de aprendizagem.
Obs. Não inserir na tese/dissertação a página de avaliação que consta nas diretrizes Vancouver, pois o PPG não utiliza.
2. COMPILAÇÃO DE ARTIGOS:
O aluno deve enviar por e-mail a dissertação/ tese (formato PDF) com 30 dias de antecedência da data do depósito, para apreciação da Coordenação referente a adequação às normas abaixo.
Idiomas permitidos para redação e defesa da Dissertação/Tese, consultar o Regulamento do Programa item XIII.
DISSERTAÇÕES: no mínimo, um artigo aceito para publicação, podendo incluir também artigos em processo de submissão;
TESES: no mínimo, dois artigos aceitos para publicação, podendo incluir também artigos em processo de submissão.
IMPORTANTE SOBRE OS ARTIGOS:
- Data de submissão: deve ser posterior a data de matrícula no programa de pós-graduação;
- Os artigos aceitos/publicados devem conter dados relacionados ao objetivo do projeto de pesquisa aprovado pela CAPPesq, pelo Comitê de Ética do H.U., ou por Comissão de Ética da área na qual o trabalho foi desenvolvido e encaminhado à CPG.
- Inserir apenas o link do artigo devido aos direitos autorais:
– Os artigos publicados devem conter dados:
– O aluno, obrigatoriamente, deverá ser primeiro autor da publicação e ser coautor de todos os artigos apresentados;
– O orientador, obrigatoriamente, deverá ser coautor do artigo aceito/publicado;
– A indexação do periódico que aceitou/publicou o(s) artigo(s) deve ser no Web of Science.
– As teses e dissertações apresentadas na forma de compilação de artigos devem incluir obrigatoriamente: Capa com nome do autor, Título do trabalho, local e data; Contracapa com nome da unidade, nome do autor, Título do trabalho, nome do programa, nome do orientador, local e data; Ficha catalográfica; Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas; Resumo em Português; Abstract em Inglês; Capítulo introdutório justificando a inclusão dos artigos compilados (podendo ser escrito em português ou inglês); Citação completa dos artigos/manuscritos compilados e discutidos na tese ou dissertação, respeitando-se as regras de Copyright relacionadas a cada um dos artigos incluídos; Capítulo de análise crítica onde as contribuições do(s) artigo(s) sejam analisadas, discutidas e sintetizadas. (Podendo ser escrito em português ou inglês); Métodos; Resultados; Discussão com sugestões para trabalhos futuros; Projeto de pesquisa aprovado pela CAPPesq, ou pela CEP-FM, ou pelo Comitê de Ética do H.U, ou PROSPERO, escrito em português; manuscrito (s) aceito (s) / publicado (s) (inserir apenas o Link dos textos dos artigos, pelo fato dos direitos autorais); Conclusões; Referências Bibliográficas; Anexos; Apêndices.
As Dissertações e Teses em PDF deverão conter integralmente os textos dos artigos.
Obs. Não inserir na tese/dissertação a página de avaliação que consta nas diretrizes Vancouver, pois o PPG não utiliza.
FICHA CATALOGRÁFICA
Deverá solicitar a confecção da ficha catalográfica para a Biblioteca da FMUSP pelo site, em espaço do aluno > pós-graduando, (obrigatória).
AGRADECIMENTO À CAPES
PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 – Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES
Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades, COM BOLSA ou SEM BOLSA, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.
Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:
“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”
“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”
PDF DA TESE/DISSERTAÇÃO
- O titulo deverá ser escrito idêntico ao da ficha catalográfica, (proibido palavras em caixa-alta, deixar em caixa-alta apenas a inicial do título e iniciais de nomes próprios);
- Deverá constar na contracapa: “Versão Original”;
- Deverá constar obrigatoriamente os agradecimentos à CAPES;
- As aprovações do projeto de pesquisa devem fazer parte do corpo da dissertação ou tese: Cópia da aprovação CAPPesq, CEP-FM, CEP-HU, Comissão de Ética referente a área do projeto desenvolvido, ou PROSPERO.
- O PDF da Tese/Dissertação deverá ser submetido como anexo no sistema Janus após aprovação da CCP, dentro do prazo regimental => depósito digital.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Devem ser enviados por e-mail com antecedência de pelo menos, 20 dias da data de depósito ou prazo máximo de depósito (data da ficha do aluno no sistema Janus) para a Secretaria do Programa. Formulários podem ser baixados no fim da página.
O envio da documentação deverá ser feito em e-mail único, ou seja, a secretaria não aceitará o recebimento de documentação parcial.
O preenchimento dos formulários:
– Devem ser digitados e não manuscritos;
– Preenchidos em sua totalidade, com nomes completos sem abreviaturas
1. CARTA DE ANUÊNCIA DE DEPÓSITO DO ORIENTADOR
Preencher e assinar aluno e orientador. ATENÇÃO: não datar
2. DADOS DA DISSERTAÇÃO E TESES
Preencher e enviar em formato WORD, não será aceito em outro formato.
ATENÇÃO: ASSINAR em local específico na PRIMEIRA PÁGINA.
3. ENCAMINHAMENTO DE SUGESTÃO DE BANCA DE DEFESA
Com assinatura do orientador.
4. DECLARAÇÃO DE VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE E PLÁGIO
Preencher e assinar aluno e orientador.
5. RELATÓRIO DE PLÁGIO OBTIDO NA PLATAFORMA TURNITIN
Enviar uma cópia para Secretaria do Programa. (tutorial)
6. SUGESTÃO DE BANCA DE DEFESA:
A banca sugerida é analisada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Em caso de não aprovação, os nomes sugeridos deverão ser alterados. A composição deverá atender aos parágrafos 4º e 5º do artigo 89 do Regimento da Pós-Graduação:
§ 4º – Na composição da comissão julgadora de Mestrado e Doutorado, a maioria dos examinadores deverá ser externa ao Programa de Pós-Graduação, sendo pelo menos um externo à unidade.
§ 5º – A CPG designará, no mínimo, um suplente para cada membro titular, seguindo os mesmos requisitos estabelecidos para a definição dos membros titulares.
CATEGORIA DOS MEMBROS DA BANCA:
Membros de fora da USP: membros doutores de outras Instituições de Ensino Superior (IES), não credenciados ao Programa Ciências da Reabilitação como orientadores e/ou responsáveis por disciplina.
Membros do Programa: orientadores do Programa Ciências da Reabilitação e/ou docentes FMUSP responsáveis por disciplina no programa.
Membros de fora do Programa: membros que não pertencem ao Programa Ciências da Reabilitação, mas que possuem vínculo com a USP;
Quem são os membros considerados com vínculo USP:
– Docentes e doutores de outras Unidades da USP;
– Profissionais de saúde de Unidades da USP (complexo HC e HU, por exemplo);
– IMESC – Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo;
– IDPC – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia;
– IMT – Instituto de Medicina Tropical.
IMPORTANTE: TODOS MEMBROS DEVEM TER CADASTRO na USP.
- Aluno DEVE verificar por e-mail com a Secretaria do Programa se o membro já é cadastrado (informando o nome completo, sem abreviaturas).
- Caso precise de cadastrado: o aluno deverá acessar clicando no Formulário de Inscrição de Professor Visitante , ou diretamente pelo link: https://forms.gle/
HVwmrXEffLjqokUC7
EXEMPLOS DE COMPOSIÇÃO DOS MEMBROS DA BANCA DE DEFESA SEGUINDO AS DUAS REGRAS: NO MÍNIMO UM MEMBRO DE FORA DA USP E NO MÁXIMO UM DE DENTRO DO PROGRAMA:
a) Titulares:
– 1 Membro do Programa;
– 1 Membro de fora do Programa;
– 1 Membro de fora da USP.
Suplentes:
– 1 Membro do Programa;
– 1 Membro de fora do Programa;
– 1 Membro de fora da USP.
b) Titulares:
– 2 Membros de fora do Programa;
– 1 Membro de fora da USP.
Suplentes:
– 2 Membros de fora do Programa;
– 1 Membro de fora da USP.
c) Titulares:
– 1 Membro de fora do Programa;
– 2 Membros de fora da USP.
Suplentes:
– 1 Membro de fora do Programa;
– 2 Membros de fora da USP.
d) Titulares:
– 3 Membros de fora da USP;
Suplentes:
– 3 Membros de fora da USP;
e) Titulares:
– 1 Membro do Programa;
– 2 Membros de fora da USP;
Suplentes:
– 1 Membro do Programa;
– 2 Membros de fora da USP;
IMPORTANTE:
- Não podem compor a banca: parentes até terceiro grau do aluno, orientador e dos demais membros;
- Podem compor a banca: orientador (a) e coorientador (a) porém sem direito a voto, exclusivamente na condição de presidente;
- Titulação dos membros da banca: no mínimo DOUTOR (A);
- As ausências de titulares culminam em substituições nas respectivas categorias (por exemplo: a ausência de um membro de fora da USP, poderá ser substituído somente por um suplente de fora da USP).
7. FORMULARIO DE AGENDAMENTO DA DATA DA DEFESA
Ler e Preencher o formulário com indicação de no máximo 3 datas possíveis para o agendamento, por ordem de preferencia pré-estabelecidas pelos membros da banca.
O prazo para realização da Defesa/arguição é de no mínimo 30 dias após a homologação/aprovação da banca pelo CPG, portanto é recomendado o agendamento com a banca somente após 45 dias da data do depósito.
Obs.: O item 1 => sempre será NÃO (X) e o item 2 => sempre será SIM (X)
IMPORTANTE: Caso queria utilizar becas acesse o link do formulário para realizar a reserva, observando o prazo mínimo.
8. COMPROVANTE DE SUBMISSÃO DE ARTIGO
Documento que é emitido pelo site das revistas científicas ao finalizar a submissão do artigo. Também é aceito e-mail.
Não são aceitos comprovantes de submissão de resumos, ou submissão negada.
- Deve ser submetido pelo menos um artigo COMPLETO dos dados extraídos da dissertação ou tese.
- O aluno DEVE ser o PRIMEIRO AUTOR do artigo submetido.
- Periódicos válidos para o mestrado e doutorado: os indexados no Sistema WoS com fator de impacto (JCR), obrigatório.
- Periódicos recomendáveis para o doutorado: indexados no Sistema JCR com índice de impacto (verificar no site Web of Science) Journal Citation Reports.
9. PDF DA DISSERTAÇÃO OU TESE
Texto final já aprovado pelo orientador seguindo as diretrizes do Vancouver.
RESGUARDO DE DIREITOS AUTORAIS
Os alunos que tiverem interesse em resguardar patentes, direitos autorais e outros direitos relativos aos seus trabalhos, poderão solicitar à Comissão de Pós-graduação (CPG) de sua Unidade, mediante carta devidamente justificado, a não disponibilização da versão integral de sua dissertação ou tese no Portal da USP.
A carta deverá ser enviada para a Secretaria do programa junto com documentos para o depósito da dissertação/tese.
No depósito da dissertação ou tese, além da versão completa, o aluno DEVE entregar uma versão compacta que contenha apenas o título, o resumo, a introdução, a conclusão e a bibliografia do trabalho (1 pdf da tese/dissertação).
Esta versão compacta, será disponibilizada na Biblioteca Digital pelo prazo de dois anos, prorrogável pelo mesmo período.
Ao término deste período a versão integral da dissertação ou tese será veiculada na Biblioteca Digital.
DEPOSITO ON LINE NO SISTEMA JANUS
O depósito será cadastrado diretamente no Sistema Janus pelo(a) pós-graduando(a) após aprovação da CCP e dentro do seu prazo regimental.
No ato do depósito é obrigatório que seja inserido os documentos em PDF aprovados pela CCP enviados pela secretaria:
– COMPROVANTE DE SUBMISSÃO DO ARTIGO ou CÓPIA DO ARTIGO PUBLICADO;
– CARTA DE ANUÊNCIA DO DEPÓSITO PELO ORIENTADOR;
– SUGESTÃO DE BANCA DE DEFESA;
– DECLARAÇÃO DE VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE E PLÁGIO DA NÃO EVIDÊNCIA DE PLÁGIO NA DISSERTAÇÃO OU TESE;
– RELATÓRIO DE PLÁGIO OBTIDO NA PLATAFORMA TURNITIN;
– DISSERTAÇÃO ou TESE.
ATENÇÃO:
PASSO A PASSO PARA DEPÓSITO ONLINE
- Sistema Janus – Menu > Aluno regular > Depósito Digital
- Na tela os itens que possuem * tem o preenchimento obrigatório;
- Certifique-se que o nome em citações esteja correto, após a submissão do depósito não é possível corrigir;
- Idioma principal da tese ou dissertação: selecionar o idioma, caso não seja português/inglês o aluno deverá incluir o Título no idioma original (o campo estará após as palavras-chaves em inglês).
- Acervo Reservado (Fig.2): selecionar somente nos casos contemplados na Resolução CoPGr 7569, será necessário anexar uma justificativa e uma versão simplificada pública (o campo da versão simplificada estará após a Tese).
- Após o término do preenchimento o aluno deverá salvar o depósito (nessa fase as edições, inclusive dos anexos, são aceitas). Após a submissão o depósito será enviado para a Secretaria do Programa, a partir desse momento não será possível nenhuma alteração dos dados.
- Após a submissão do depósito pela(o) aluna(o) o orientador receberá um e-mail informando sobre essa ação para que possa se manifestar.
- Após a verificação se a documentação está completa pela CCP, será encaminhada para CPG se estiver correta ou devolverá para o aluno, no caso de haver prazo regimental poderá fazer nova submissão.
- Recomendamos ao aluno faça a submissão do depósito com antecedência.
- Caso opte em submeter no último dia e não atender as normas do Programa o DEPÓSITO SERÁ DEVOLVIDO E NÃO PODERÁ FAZER NOVA SUBMISSÃO, ou seja o aluno(a) será DESLIGADO(A) DO PROGRAMA.
Aprovada a Banca iniciará o processo de agendamento da Defesa e envio dos PDFs da tese/dissertação pelo sistema Janus, aos professores indicados na sugestão de banca.
INSTRUÇÕES PARA A DEFESA
Conforme deliberação da Comissão de Pós-Graduação/FMUSP em sessão de 19/09/2019, informamos que o horário de início das Defesas realizadas nos Anfiteatros da FMUSP, será: Manhã: 8h00 até 12h00 – Tarde: 13h30 até 17h30
Para a defesa, o aluno deverá observar os seguintes prazos e seguir as etapas descritas em seguida:
IMPORTANTE:
– Mínimo: 30 dias, a contar da data de aprovação/homologação da banca pelo CPG-FMUSP.
– Máximo: 105 dias, a contar da data do depósito da banca pela CPG-FMUSP (verificar a data exata na sua ficha-aluno no Janus).
AGENDAMENTO DE ANFITEATRO
O aluno/orientador, ciente da homologação da composição de banca, e da confirmação da reserva da sala, deverá entrar em contato com os membros convidados para confirmar a data e horário da realização da defesa;
Após a confirmação com os membros convidados, da data e do horário, o aluno deverá informar a Secretaria do Programa por e-mail (pos-reab@usp.br), para que providencie a documentação para a defesa;
Caso ocorra a substituição do titular por um membro suplente, deverá informar que o titular xxxx foi substituído pelo suplente yyyyy.
No caso de mudança da data de defesa, o aluno deverá:
– Enviar para a Secretaria do Programa (pos-reab@usp.br) um novo formulário de agendamento e a justificativa da mudança;
– A Secretaria do Programa solicitará um novo agendamento para o SPG/FMUSP, e o aluno deverá aguardar novo e-mail da Secretaria avisando a confirmação da nova data.
RESERVA DE VAGAS NO ESTACIONAMENTO FMUSP
Caso necessite o aluno/orientador poderá solicitar na secretaria do Programa a reserva de estacionamento para membros da banca e aluno, basta enviar as informações do formulário de agendamento de vaga com antecedência de 05 dias da data do exame.
ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO PARA DEFESA
Após o aluno/orientador comunicar a Secretaria do Programa da confirmação do agendamento da defesa, se seguirão as seguintes etapas:
A Secretaria providenciará o Aviso da composição da Banca, a Ata de defesa, a Declaração de não correção e as Declarações de participação dos membros da comissão julgadora e enviará por e-mail esta documentação para o aluno e orientador, que deverá verificar eventuais erros.
Não havendo erro, aluno/orientador deverão enviar o Aviso da composição da Banca junto com o PDF da tese/dissertação, aos membros da banca confirmados.
Após a Secretaria receber o link do SPG/FMUSP, para a realização da defesa o mesmo será enviado ao aluno/orientador. O prazo definido pelo setor responsável é do Serviço de Pós-Graduação/FMUSP, são de 10 (dez) dias corridos, que antecede a data da defesa.
SUPLÊNCIA
Caso seja necessário, o aluno deverá convocar o membro suplente observando o disposto no Regimento de pós-graduação da USP.
Confirmada a substituição, o aluno ou orientador deverá comunicar a Secretaria do Programa (pos-reab@usp.br) com antecedência mínima de 3 dias úteis da data do exame de defesa, para que a mesma tenha tempo hábil para substituir a documentação.
O EXAME DE DEFESA
Tempo para exposição do trabalho: no máximo 60 minutos.
Tempo para Arguição: não deverá exceder o prazo de três horas para o Mestrado e de cinco horas para o Doutorado.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação estimula fortemente que as defesas de dissertações e teses sejam realizados de forma presencial ou híbrida, conforme o previsto nos Artigos 72, parágrafo 3º, e Artigo 91, parágrafo 2º do Regimento de Pós-graduação da USP. Circ.CoPGr 67/2022 de 22 de dezembro de 2022.
Videoconferência: Conforme Circ. CoPGr 16/2016, fica autorizada a realização da defesa de dissertações e teses utilizando-se de videoconferência da seguinte maneira:
– O presidente da banca e o aluno(a) devem estar presencialmente nas dependências da Unidade que abriga o Programa;
– O presidente, enquanto funcionário público (que goza de fé pública) assina no campo indicado para assinatura dos membros ausentes, atestando que estes participaram remotamente do exame.
APÓS A DEFESA
– O Presidente da Comissão Julgadora é responsável pelo preenchimento da ATA, assinatura e guarda até a entrega na secretaria do Programa.
Em situações pontuais, a ata poderá ser entregue diretamente pelo presidente da banca no Serviço de Pós-Graduação. Neste caso deverá tirar uma cópia da Ata e da Declaração de Correção e não Correção devidamente preenchida e assinada e enviar por e-mail para secretaria do programa.
Atenção: Na Ata só assinam os membros que efetivamente participaram da banca, só será aceito documento sem rasuras;
– Orientador ou aluno deverão entregar/enviar as declarações de participação aos membros da banca;
CORREÇÃO DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Caso a banca examinadora aponte a necessidade de realizar ajustes e correções na dissertação ou tese do aluno, o orientador deverá assinalar que terá correção na declaração de Correção/não Correção e deverá assinar e colher a assinatura do estudante. As Correções deverão ser feitas em até 60 dias após a data da defesa. A capa da dissertação/tese corrigida deve estar de acordo com as diretrizes do Vancouver indicando que é “Versão Corrigida”. O PDF deverá ser inserido pelo aluno no sistema Janus dentro do prazo e avalizado pelo Orientador.
Importante: Esse processo não passa pela secretaria do Programa e após a avaliação do orientador será encaminhado pelo sistema ao CPG diretamente, diante disto, a secretaria solicita que o aluno ao inserir a versão corrigida no sistema nos envie cópia por e-mail para a publicação na plataforma Sucupira.
- Documentos sobre correção para leitura.
- Modelo de Capa de versão corrigida da dissertação.
- Modelo de Capa de versão corrigida da tese.
DIPLOMA E HISTÓRICO
O aluno poderá solicitar por e-mail (posfm@fm.usp.br) ao Serviço de Pós-graduação, o diploma e a declaração de conclusão, histórico, e agendar a devolução dos cartões de identificação (crachá FMUSP, carteirinha USP e HC).
A relação de diplomas prontos poderá ser verificada pelo aluno, consultando o site da FMUSP em “Diplomas Prontos“.
Os diplomas deverão ser retirados pelo aluno ou por seu procurador (procuração lavrada em cartório ou simples com firma reconhecida) no SPG-FMUSP, Serviço de Pós-graduação – na Av. Dr. Arnaldo, 455 – Prédio Principal, no 1º andar, sala 1301- Cerqueira César, Pacaembu.
DIVULGAÇÃO DIGITAL DA TESE OU DISSERTAÇÃO
A tese ou dissertação será divulgada:
- No site da biblioteca digital da USP em Teses USP, conforme o PDF depositado no sistema Janus pelo aluno;
- No site www.dominiopublico.gov.br, pela CAPES.
LISTA DE FORMULÁRIOS PARA DEPÓSITO/DEFESA
CARTA DE ANUÊNCIA DE DEPÓSITO DO ORIENTADOR
FORMULÁRIO PARA DADOS DA DISSERTAÇÃO E TESES
MODELO DE DECLARAÇÃO DE VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE E PLÁGIO
CARTA DE ENCAMINHAMENTO DE SUGESTÃO DE BANCA DE DEFESA
FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO DA DATA DA DEFESA
CADASTRO DE PROFESSOR VISITANTE (BRASILEIRO OU ESTRANGEIRO)
Para conhecimento de seu curso é fundamental a leitura do Regulamento do Programa sobre:
- Créditos Mínimos (itens IV.1 a IV.3)
- Disciplinas Obrigatórias (item IV.4)
- Créditos Especiais (item IV.5)
E a leitura do Regimento de Pós-Graduação da USP, principalmente sobre:
- Seção II – Dos Conceitos em Disciplinas – artigo 67 parágrafos 3º e 4º
- Seção III – Dos Prazos – artigos 44 e 45
- Seção VI – Do Desligamento – artigo 49 incisos I e II
MATRÍCULA EM DISCIPLINAS E MATRÍCULA DE ACOMPANHAMENTO
O aluno é responsável pela matrícula em disciplinas ou a matrícula de acompanhamento semestralmente diretamente no sistema Janus durante os períodos de matrícula, geralmente no inicio dos semestres (janeiro e julho). É importante consultar o orientador sobre as disciplinas que pretende cursar.
O aluno também se responsabiliza pelo eventual cancelamento da matrícula dentro do prazo estipulado de cada disciplina. Não é possível o cancelamento da matricula após o prazo de cancelamento da disciplina.
O aluno que ingressar após o prazo de matrículas do sistema Janus poderá se matricular nas disciplinas que ainda não tiveram o inicio de suas aulas. Para realizar o pedido de matrícula deverá preencher o formulário com as autorizações do orientador e de um responsável da disciplina e inseri-lo no requerimento do sistema Janus com a justificativa: “aluno novo no Programa”.
Observação, alunos que perderem o prazo do sistema e desejarem cursar disciplinas poderão solicitar a matricula via requerimento conforme descrito acima, desde que justifiquem a perda de prazo e tenham a anuência do orientador.
Atenção: caso a disciplina tenha se iniciado, o número de aulas não pode ter ultrapassado o limite de 25% da carga horária (número corresponde à porcentagem máxima de faltas permitidas).
APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS E CRÉDITOS ESPECIAIS
O aluno poderá solicitar via requerimento do sistema Janus o aproveitamento de créditos cursados anteriormente a matricula no curso de Mestrado ou Doutorado, desde que não tenha passado mais de 36 meses da obtenção dos créditos.
Poderá requerer aproveitamento de créditos em disciplinas que cursou como aluno especial, que foram excedidas do curso de Mestrado para o Doutorado (desde que não constou no histórico do curso anterior) e disciplinas cursadas fora da USP nos termos do artigo 67 do Regimento.
Deverá inserir no requerimento Janus os comprovantes das disciplinas cursadas e a justificativa com a aprovação do orientador atual.
O Regulamento da CCP autoriza a solicitação de créditos especiais, conforme item IV.5 Créditos Especiais:
- trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido;
- capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a), o orientador deve constar como coautor da publicação, e que ela possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese;
- depósito de patentes;
- publicação de capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais nacionais e internacionais, tendo o orientador como coautor do mesmo;
- participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho completo e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) e que o aluno seja o primeiro autor e o orientador seja obrigatoriamente coautor;
- participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE);
- participação de estágios dos alunos de pós-graduação do Programas nas dependências da USP ou em instituições externas.
O aluno deverá inserir no requerimento Janus a anuência do orientador, a justificativa e os comprovantes das participações/publicações para solicitar os créditos especiais.
FORMULÁRIOS E TUTORIAIS
Tutorial de como encontrar as disciplinas em oferecimento
Tutorial de como abrir um requerimento no sistema Janus
Vídeo Tutorial Requerimentos Janus
Formulário para Matrícula em disciplina (fora de prazo)
Formulário para Justificativa da perda de prazo da matricula de acompanhamento
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) destina-se exclusivamente a alunos de pós-graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.
O PAE consiste de uma etapa preliminar obrigatória: Preparação Pedagógica e de uma etapa posterior:
Estágio Supervisionado em Docência. O Estágio Supervisionado em Docência será desenvolvido mediante a participação do aluno em disciplinas obrigatórias da graduação, sob a supervisão do professor responsável pelas mesmas, e não poderá exceder 6 (seis) horas semanais.
Os participantes do programa, sem vínculo empregatício com a USP, poderão receber auxílio financeiro mensal. Os estagiários excedentes da cota da FMUSP e os funcionários USP participarão do programa como estagiários voluntários. O auxílio financeiro mensal poderá ser concedido no máximo por quatro semestres para cada aluno, limitando-se ao máximo de dois no Mestrado. Apenas a etapa de “Estágio Supervisionado em Docência” dá direito ao auxílio financeiro mensal.
Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, ou seja, apresentação de relatório das atividades do estágio, com avaliação do supervisor(a) da disciplina, e aprovação deste pela Comissão PAE/FMUSP e CPG/FMUSP e pelo menos 70% de freqüência nas reuniões, os participantes têm direito a 1(um) crédito pela atividade. Ao ser aprovado o Relatório pela Comissão PAE/USP têm direito a um certificado da atividade.
Para mais informações, consulte a página do site FMUSP sobre o programa PAE.
A Preparação Pedagógica
Um semestre antes do estágio do PAE, o estudante deve cursar uma disciplina relacionada ao Ensino Superior ministrada em alguma unidade da USP.
Abaixo listamos algumas disciplinas já referendadas pela Faculdade de Medicina como válidas para o PAE do estudante da Faculdade.
MCG 5825: Pedagogia Médica e Didática Especial
MPT 5760-3: Preparação Pedagógica
BIP 5700: Preparação Pedagógica em Biologia
EDM 5100: A Formação do Professor Universitário
EDM 5102: Preparação Pedagógica PAE (4 créditos)
EDM 5791: Metodologia do Ensino Superior
EDM 5804: Tópicos de Epistemologia e Didática
EFP 5757: Docência no Ensino Superior em Educação Física
ENC 5883: Prática Pedagógica no Ensino Superior
ENO 5794: Perspectivas Teórico-metodológicas do Processo Ensino-Aprendizagem
ERG 5834: Metodologia de Ensino
FBA 5728: Aprimoramento Didático
5935922: Docência no Ensino Superior: Aspectos Didáticos e Pedagógicos (Ribeirão Preto)
5945768: Universidade: Formação, Ensino e Produção do Conhecimento (Ribeirão Preto)
TRANSFERÊNCIA PARA DOUTORADO DIRETO
Este roteiro foi elaborado para facilitar o entendimento das normatizações necessárias, baseados no Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (Resolução Nº 7493, de 27 de março de 2018) e no Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ciências da Reabilitação da FMUSP (RESOLUÇÃO CoPGr Nº8301 De 22 De Agosto De 2022.)
A partir da aprovação no Exame de Qualificação e por sugestão da Comissão examinadora, o estudante poderá solicitar a mudança de nível com anuência do orientador em até 30 dias da data do exame.
Para solicitar a mudança de nível, o aluno deverá realizar o pedido via requerimento no sistema Janus, anexando os seguintes documentos em PDF:
- Comprovante de publicação de artigo como 1º autor em periódico indexado com fator de impacto (JCR) igual ou superior que 1,0;
- Extensão do projeto visando à pesquisa de doutorado;
- Nota de proficiência em inglês compatível com doutorado;
- Ficha do aluno do curso de mestrado comprovando os créditos mínimos para o exame de qualificação no nível de doutorado;
- Currículo Lattes atualizado;
- Carta de solicitação de mudança de nível endereçada à Coordenação do Programa, onde deverão constar:
1. Justificativa circunstanciada do interessado;
2. Concordância e manifestação do atual orientador (o professor deverá fazer um parecer justificando o mérito da pesquisa e não apenas assinar a solicitação do aluno).
A solicitação de mudança de nível será encaminhada à Comissão Coordenadora do Programa – CCP para análise e aprovação. Uma vez aprovada pela CCP, toda a documentação será encaminhada para o CPG, que analisará o pedido fundamentado em parecer circunstanciado sobre o novo projeto de pesquisa e desempenho acadêmico do estudante.
Cabe lembrar que o aluno deve cumprir o regulamento e as normas do novo curso, vigentes na data de transferências, conforme estabelecido no Regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.

